O curso será baseado nesta obra, que é o 6º volume da Coleção Clóvis Moura e que ocupa um lugar singular em seu conjunto. Sua originalidade reside no fato de que, diferentemente dos demais volumes, este livro foi concebido, desde sua formulação inicial, para ser publicado em língua espanhola, tendo como destino prioritário o público leitor cubano e, a partir de Cuba, leitores e leitoras de outros países da América Latina.
Nesta coletânea estão coligidos os seguintes artigos e capítulos de livros de Clóvis Moura: 1) José Martí: herói do povo cubano; 2) O negro na emancipação da América Latina; 3) A prática da quilombagem como agente social de mudança/A prática da quilombagem; 4) Dois universos negros e sua dinâmica divergente em São Paulo; e 5) Racismo como arma ideológica.
Ainda que escritos em momentos distintos, estes textos permitem uma compreensão mais profunda da maneira pela qual Moura debateu as questões que envolvem capitalismo, colonialismo, imperialismo e racismo; escravidão, e resistência negra na América Latina; formação da classe trabalhadora, classe média negra e luta de classes. A seleção dos textos levou em consideração tanto a atualidade de suas reflexões, como também a intenção de proporcionar ao leitor uma aproximação da obra de Moura a partir das suas principais categorias de análises, como é o caso da quilombagem, maneira pela qual Moura identificou essa ação política constante de africanos escravizados e seus descendentes em busca de liberdade. Esperamos, com isso, não apenas tornar o pensamento de Moura mais conhecido e difundido entre aqueles que se propõem ao enfrentamento do racismo e do capitalismo, como fenômenos coetâneos e que limitam a capacidade de afirmação do gênero humano em toda sua potência criativa, transformadora e revolucionária.
Metodologia
O curso será ministrado em formato virtual com dois encontros de até 4 horas. Cada aula será dividida em duas partes: exposição do tema e interação entre professores e participantes através de perguntas e comentários. Cada aula será ministrada por um(a) professor(a) diferente, podendo ter alguns minutos de intervalo entre a primeira e a segunda parte do encontro. Será transmitido pelo Google Meett e haverá emissão de certificado.
Aulas
As aulas serão elaboradas a partir dos 5 capítulos do livro Racismo como arma ideológica de dominação e outros ensaios sobre marxismo e a questão racial.
Aula 1 – 11/4/2026, das 9h às 13h.
Tema: José Martí, herói do povo.
Professor: Gabriel Rocha – Doutorando em História Econômica pela Universidade de São Paulo, instituição pela qual também é mestre em História Social e graduado em História. Estuda a escravidão e o capitalismo no Brasil, a situação social e econômica da população negra no pós-abolição, a história do movimento negro e o papel de intelectuais na cultura e na Tema: sociedade. Possui experiência profissional como professor e educador em instituições formais de ensino e espaços culturais extraescolares. Em 2024 e 2025 realizou pesquisa e produção de textos para exposição e catálogo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, instituição na qual foi educador entre 2018 e 2023
Tema: O negro na emancipação da América Latina.
Professor: Fábio Nogueira – Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em Sociologia pela USP (2015), possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002) e mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2009). Durante o estágio doutoral foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University e Pesquisador no Museu Nacional José Martí/Universidad de Havana. É Professor Colaborador do Mestrado em Educação em Jovens e Adultos (MPEJA) do Departamento de Educação (DEDC I), UNEB, Salvador. É coordenador do Ija Imo – Grupo de Estudos do Marxismo Negro “Clóvis Moura” e integra o SANKOFA: Negritudes, Pan-Africanismo, Interculturalidades e Subalternidades. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teorias Críticas e Negritude e é membro do Grupo de Pesquisa do CELACC/USP. É autor de Clóvis Moura: trajetória intelectual, práxis e resistência negra (Eduneb, 2016).
Aula 2: 25/4/2026, das 9h às 13h.
Temas: A prática da quilombagem como agente social de mudança / A prática da quilombagem / Dois universos negros e sua dinâmica divergente em São Paulo.
Professor: Agnus Lauriano – Sociólogo, Mestre em Sociologia pela UNICAMP, membro do Grupo de Estudos Interinstitucional sobre o Pensamento Social de Clóvis Moura (UFES/UFF) e membro do Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e Suas Metamorfoses (IFCH-UNICAMP)
Professor: Márcio Farias – Professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP e pós-doutorando em Economia Política na UFABC.
Tema: Racismo como arma ideológica.
Professora: Sandra Vaz – Professora da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói); Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Questão Racial e Serviço Social; Co-coordenadora do Grupo de Estudos Interinstitucional (UFES/UFF) Pensamento Social de Clóvis Moura.








