Descrição

Resumo

Os Quilombos e a Rebelião Negra é uma obra que tem um valor inestimável para a cultura brasileira, na medida em que contribui para uma leitura crítica sobre a formação social do país.

Em Os Quilombos e a Rebelião Negra o trabalhador escravizado, ao contrário do que prega a história “oficial”, não é veiculado enquanto um “escravo” passivo, que aceitou ser subsumido ao trabalho compulsório e que nada fez para combatê-lo. Moura afirma que o africano no Brasil foi o elemento fundamental para desgastar a ordem escravista por meio de seus mecanismos de combate à escravidão e, ao mesmo tempo, o principal protagonista no processo que desembocou na abolição da escravatura, em 1888. Assim, de acordo com Moura, só tem sentido afirmar a abolição da escravatura no país não apenas em detrimento da atuação do movimento abolicionista, mas em razão das lutas travadas pelos africanos escravizados antes do referido movimento.

Esse é o segundo volume da Coleção Clóvis Moura organizada pela Dandara Editora

Sobre o autor

Clóvis Steiger de Assis Moura (1925-2003), mais conhecido como Clóvis Moura, foi historiador, sociólogo, poeta e jornalista. Publicou mais de vinte e cinco livros, além de uma série de artigos em periódicos. Como intelectual e figura pública, destacou-se no campo das Ciências Humanas e na militância comunista. Em suas pesquisas tratou da rebelião dos escravos, da formação dos quilombos e da formação social brasileira. Apoiando-se na teoria marxista, analisou a luta de classes no sistema escravista, bem como a inserção e a luta da população negra no pós-abolição, desenvolvendo assim uma teoria da práxis em que há a centralidade da população negra.

Ficha Técnica

Autor: Clóvis Moura
Editor: Marcio Farias
Prefácio: Fábio Nogueira
Orelha: Weber Lopes Góes
Edição: 1ª  Dandara Editora
Formato: 14 x 21
Páginas: 136
Ano de Publicação: 2022
Encadernação: Brochura
ISBN: 978-65-88586-17-4