Descrição

Resumo

“Marxismo Negro: Pensamento descolonizador do Caribe anglófano”, do pesquisador espanhol Daniel Montañez Pico, da Universidade Complutense de Madrid, é uma obra que mergulha nas raízes caribenhas do pensamento marxista, explorando as contribuições de intelectuais negros do Caribe inglês para o marxismo e a teoria crítica. O livro apresenta a história e as principais contribuições de figuras pouco conhecidas do público brasileiro, como Oliver Cox, George Padmore, Lloyd Best, George Beckford, Walter Rodney e Rhoda Reddock. Além disso, destaca a importância de intelectuais caribenhos como C.L.R. James, Eric Williams e Stuart Hall, que, apesar de suas diferenças, compartilham a origem caribenha e suas influências no pensamento marxista.

Vivendo entre diferentes imperialismos (inglês, francês e espanhol), o Caribe foi um centro de produção e renovação da teoria marxista, concebendo conceitos fundamentais como “sistema mundo”, “capitalismo racial”, “economia de plantation”, “estudos culturais” e interseccionalidade entre gênero, raça e classe. Esses conceitos têm nestes autores seus principais contribuidores, tornando-se uma fonte inestimável de estudo, pesquisa e ação para aqueles interessados na história do Caribe e nas possibilidades teóricas e políticas da teoria marxista pensada desde o Sul Global.

Com uma abordagem que desafia o eurocentrismo dominante nas universidades, “Marxismo Negro” revela a riqueza e a diversidade do pensamento descolonizador do Caribe anglófano, oferecendo uma perspectiva única e essencial para compreender a interseção entre a teoria marxista e a experiência caribenha.

Sobre o autor 

Daniel Montañez Pico, Madrid (1986), estudou Antropologia Social na Universidade de Granada (UGR) e se doutorou em Estudos Latinoamericanos na Universidade Autônoma do México (UNAM). Atualmente é professor da Universidade Complutense de Madrid e se especializa no estudo dos Marxismos do Sul Global.

Ficha Técnica

Autor: Daniel Montañez Pico

Edição | Fábio Nogueira

Tradução | Eveline da Silva

Edição: 1ª  Dandara Editora

Formato: 16×23

Páginas: 390

Ano de Publicação: 2024

Encadernação: Brochura

ISBN: 978-65-88586-27-3 

Parceria: Fundação Lauro Campos e Marielle Franco