Descrição
Resumo
O livro Necropolítica e as crianças negras: ensaios na pandemia resulta de um conjunto de reflexões que ao longo de um ano levaram pesquisadoras/es em sua maioria negras/os produzirem um debate com compromisso social e acadêmico, acerca da banalização da morte de crianças negras.
A obra possui 15 ensaios organizando o debate em três eixos, sendo eles: Políticas e Ausências; As mães negras um tributo; e educação e as crianças negras. Em parceria com outros grupos de pesquisa que têm as infâncias das crianças negras como a centralidade do debate, o livro expressa a busca por manter viva a memória das crianças, simbolizadas pela arte de capa de Breno Loeser.
Organizadores
Ellen de Lima Souza
Professora Adjunta da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIFESP. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação – UFSCar pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Integrante do Núcleo de estudos da infância na UERJ na qualidade de pós doutoranda. Coordenadora do grupo de pesquisa LAROYÊ culturas infantis e pedagogias descolonizadoras. Atuando principalmente nos seguintes temas: territórios negros, racismo religioso, educação das relações étnico-raciais, filosofia da infância e educação antirracista. Autora e organizadora das obras: “O candomblé nagô na paulicéia desvairada” e “Giro Epistemológico por uma Educação Antirracista”.
Cleriston Izidro dos Anjos
Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL/Brasil), atuando na Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Membro do Corpo Docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (Angola). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2004), Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (2015) e Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Linguagens Expressivas e Culturas das Infâncias. Coordenador do GEPPECI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/CEDU/UFAL), Membro Colaborador Doutorado do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC/UMinho/Portugal) no grupo “Contextos, quotidianos e bem estar da criança”. Integrante da Frente Nordeste Criança (Representação Alagoas) e componente da Rede Infâncias Negras.
Núbia Cristina Sulz Lyra Correa
Mestranda em Educação na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras – UFLA. É membro do Grupo de Pesquisa Laroyê – Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras, nas linhas de pesquisa de Giro Epistemológico decolonial e justiça cognitiva; e, pedagogias descolonizadoras aportes em Filosofias Afrodiaspórica.
Ficha Técnica
Organizadores: Ellen de Lima Souza , Cleriston Izidro dos Anjos, Núbia Cristina Sulz Lyra Correa
Prefácio: Edson Fabiano dos Santos
Orelha: Jéssica Ferreira
Ilustração de Capa: Breno Loeser
Edição: 1ª Dandara Editora
Formato: 14 x 21
Páginas: 372
Ano de Publicação: 2022
Encadernação: Brochura
ISBN 978-65-88586-18-1