Descrição

Resumo:

A “Pequena África”, conceito empregado por Roberto Moura, e a “África em Miniatura”, concebida por Heitor dos Prazeres, jogaram luz na trama negra carioca. Micro-áfrica é a outra trama: aquela vivida em SP.  É a chave interpretativa concebida para rastrear uma história e cultura. O fio condutor para desvendar essa trama, teve em Geraldo Filme, o sambista e personagem central do enredo. A partir de Geraldo se percebe que o discurso que afirmava ser São Paulo, o túmulo do samba, não passa de um mito. Através dele se vê encerrado esse chavão esquemático. Libertou a cidade da morte fria, enclausurada no túmulo. Geraldo Filme instituiu um lugar ímpar para o samba de SP, com destaque para as memórias rurais e religiosas dos tambores de Pirapora do Bom Jesus. Estudos revelam que em Pirapora e outras cidades do interior e capital, se desenvolveu o samba rural,  uma modalidade específica, notadamente paulista.  Do rural para o urbano, o samba se enraizou, por meio da voz e corpo da população negra mestiça, no coração e artérias da metrópole. 

Nunca mais os negros paulistas serão taxados de anti-musicais. E tem mais, revela-se, ainda, uma dimensão da cidade que se quer negra e cosmopolita. 

Sobre o autor

Amailton Magno Azevedo  – Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. Publicou os livros “Sambas, Quintais e Arranha-Céus: as micro-áfricas em São Paulo” (1° edição-2016), “Ritmos Negros: música, arte e cultura na diáspora” (2021), “Na Trama do Rap” (2024) e dezenas de artigos com temáticas relacionadas à música e a cultura negra no Brasil, Cuba e Nigéria.

Ficha Técnica

Prefácio: Fabiana Cozza

4ª capa: Emicida

Edição: 3ª

Formato: 14 x 21

Páginas:  168

Ano de Publicação: 2025

Encadernação: Brochura

ISBN:   978-65-88586-38-9